Yoga - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental

Yoga  - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental
São Paulo Brasil - Informações: clauruschel@hotmail.com - 11.97468.5393 - FB: Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva
Bem vindos ao Espaço Yoga Shiva !!!
O Yoga existe dentro de cada um de nós. É o potencial interno para a evolução de nossa consciência. Durante milhares de anos, sábios do mundo inteiro têm desenvolvido e perfeiçoado a técnica e a filosofia do Yoga. Muitos destes mestres têm alcançado grande importância na transmissão dos ensinamentos e práticas Yogis. Eles possuem o mérito de ter mergulhado no mais profundo de si, alcançando altos níveis de auto-realização desvendando os profundos mistérios da existência. Movidos pelo amor e o sentimento de unidade com todos os seres, estes grandes mestres passam a transmitir, de forma sistematizada, as técnicas e práticas que poderão ajudar outros no seu próprio caminho de realização. Swami Satyananda Saraswati é um destes grandes mestres. Ele dedicou a vida para tornar o Yoga acessível às pessoas de todo o mundo.
Extraído do site oficial do Satyananda Yoga Academy - Austrália: www.satyananda.net


Swami Satsangi
Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ferramentas do Yoga para a transformação em nossa vida diária por Swami Naranjanananda Saraswati

Ferramentas para a transformação em nossa vida diária:

Não há diferença entre a vida espiritual e a cotidiana. No momento em que nós tentamos criar uma divisão entre a nossa vida espiritual e cotidiana, de modo que uma área é para meditar, se concentrar e fazer yoga, enquanto na outra somos escravos da mente, ligados ao prazer sensorial, felicidade e satisfação, estamos em apuros. No entanto, se nós acreditamos que a nossa vida espiritual é a nossa vida diária, e nossa vida diária é a nossa vida espiritual, não haverá conflito. Todo o processo da vida espiritual é estar aberto e amigável com todos os seres e companheiros, ajudar, orientar, amar e viver em harmonia uns com os outros.

Seis Cápsulas do Yoga :

Negatividade é uma erva daninha que mata e suprime o poder de positividade. O ódio, o ciúme e a inveja são as ervas daninhas que suprimem as qualidades benevolentes da mente. Se estamos nos identificando com a erva daninha e estamos sob a influência de nossos estados negativos da mente, então perdemos a noção da natureza positiva. Assim como o campo , o gramado tem de ser mantido regularmente, a mente também tem de ser mantida numa base regular. Tem que se cuidada com pensamentos positivos e Sankalpas (sementes/propósitos/metas) positivos que se tornam nossos pontos fortes na vida. Devemos proteger a mente das influências que perturbam sua paz, equilíbrio e harmonia. As pessoas que conseguem fazer isso são iogues reais.

Há seis práticas a serem adotadas em uma base diária.
A primeira é a prática de mantra, que vai dar despertar a luz e força interior, otimismo e criatividade. Os 'Mahamrityunjaya, Gayatri e Durga Mantras' são os três Sankalpas ou sementes. As sementes são plantadas na mente subconsciente, quando a mente está quieta, dormente. Quando ainda não está ativa no estado de vigília, não está relacionada com os sentidos, com o mundo ou com os objetos dos sentidos. Portanto, esses três mantras devem ser praticados logo que se acorda de manhã, quando ainda se está na cama. Com a prática regular, vamos descobrir que estes três mantras desempenhar um papel importante no cultivo da Força Interior, otimismo e positividade.

A segunda prática que deve se tornar parte da nossa vida diária é o Yoga Nidra (prática de relaxamento profundo). Praticar Yoga Nidra vai ajudar a reduzir as tensões psicológicas, psico emocionais e tensões. E e manter a mente atenta, criativa e clara livre de estresse.

O terceiro componente é a estimulação Prânica. Os Pranas (padrões energéticos e psíquicos,energias vitais) do corpo devem ser ativados e equilibrados. Quando os pranas estão ativos e o sistema de energia é regulado corretamente, então um monte de estresses psicológicos, psico emocionais e psico fisiológicos podem ser evitados. O corpo e a mente estarão sempre energizados, sem um momento de tédio na vida, sem letargia ou isolamento, mas sim em um estado autossuficiente em que a criatividade ideal de corpo e da mente serão experimentadas, alcançadas e expressadas.

O quarto componente é a meditação simples. No yoga, Pratyahara, o recolhimento dos sentidos, vem em primeiro lugar. Trabalhamos através dos níveis de nossos sentimentos e pensamentos com a prática de 'Antar Mouna', Silêncio interior. Para reconhecer o estado de estabilidade no corpo praticamos 'Kaya Sthairyam', a imobilidade do corpo. A consciência dos movimentos sutis vem com 'Ajapa Japa' e 'Chidakasha Dharana. Começamos com '10 minutos de Trataka ', então apagamos a vela e continuemos  com  mais dez minutos de' Pratyahara e Antar Mouna 'para observar a atividade interior. E então finalizar toda a prática, com dez minutos de "Ajapa Japa'.

Asana é o quinto componente. Somos livres para fazer tanto quanto quisermos, onde quisermos, mas deve de haver um propósito para a prática de asana. Se a flexibilidade e corpo são o objetivo, então este deve continuar a ser o foco. Se a estabilidade e o conforto são o objetivo, então isso deve ser principal.

No sexto componente adotamos um Yama e Niyama um que vamos tentar seguir onde quer que estejamos. No sistema de Patanjali, Yama e Niyama são práticas mentais, práticas de atitude para disciplinar e regular a nossa vida, para provocar uma mudança de atitude e mental.

Se pudermos aplicar este sistema de yoga de forma regular, vamos entender o processo do Yoga Sadhana. A compreensão de nossa mente, comportamento,  atitude,  natureza e caráter irá se desenvolver cada vez mais. Se pudermos seguir esta prática este Yoga Sadhana por um ano ou seis meses ou até mesmo por três meses com regularidade sem dúvida vamos descobrir uma transformação em nossa vida.

A sequência é importante e, por isso fazemos o mantra logo ao acordar, Asana e Pranayama pela manhã, Yoga Nidra durante o dia, sempre que se sentir estressado e precisar relaxar  ou de uma nova energia, e meditação da noite.

~ Swami Niranjanananda (Bihar School of Yoga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário